O que é BPO financeiro? BPO é a sigla em inglês para Business Process Outsourcing, que em uma tradução livre significa Terceirização de Processos de Negócios. O termo é utilizado quando uma empresa terceiriza para outra uma parte de suas atividades.
Esta prática já existe há muito tempo e no Brasil sempre foi comum que organizações terceirizem, por exemplo, a contabilidade, tecnologia da informação (TI), a limpeza ou até a contratação de colaboradores. Mais recentemente, o BPO financeiro está ganhando espaço e mostrando o quanto pode ser importante entregar a gestão das finanças a especialistas.
As empresas especializadas em BPO, como a Lótus Assessoria Financeira, ficam responsáveis por controles de entradas e saídas, fluxo de caixa, contas a pagar e a receber, e outras atividades inerentes às finanças da organização. Desta forma, a empresa contratante conta com um time de profissionais com experiência e senioridade, sem precisar lidar com contratações, turn over e os custos de direitos trabalhistas. Além disso, sobra mais tempo para pensar em estratégias do negócio.
Benefícios do BPO financeiro
Uma pesquisa do portal americano Clutch, focado em terceirizações, mostrou que o BPO financeiro pode:
- Melhorar em 24% o desempenho na gestão do setor;
- Elevar o nível de expertise das finanças em 18%;
- Reduzir as burocracias e aumentar em 15% o tempo que os profissionais terão disponível para pensar questões estratégicas do negócio;
- Diminuir em até 12% os custos de operação na rotina da empresa.
Quais serviços o BPO financeiro realiza?
Cada contrato pode ter peculiaridades, porém, em geral, a empresa de BPO realiza todas as rotinas relacionadas à gestão financeira da empresa, gerando relatórios periódicos e acompanhando indicadores de desempenho junto ao cliente. Algumas das tarefas executadas são:
- fluxo de caixa;
- conciliação bancária;
- gestão de contas a pagar e a receber;
- gestão de desempenho.
Que tipos de empresas podem contratar o BPO financeiro?
O BPO financeiro faz sentido e é positivo para empresas de variados portes, mas especialmente para pequenos e médios empreendedores ele pode gerar muitos benefícios. Quando um empreendedor funda um negócio, é usual que ele contrate uma contabilidade para fazer a gestão de seus tributos, garantindo a segurança de que estará em dia com suas responsabilidades. O mesmo vale para o setor financeiro. Não há porque contratar pessoas para se dedicarem apenas a isto quando poderia, por um custo menor, ter especialistas tratando do tema.
BPO financeiro e a confidencialidade dos dados
A confidencialidade e segurança das informações é um tema que assusta muitas empresas quando se fala em BPO financeiro. Contudo, os contratos e tecnologias existentes garantem a segurança de que nenhum dado será publicizado ou fornecido sem a expressa autorização do cliente.
Contudo, é muito importante que ao escolher uma empresa de BPO financeiro o contratante pesquise sua reputação para ter certeza da idoneidade.
Quanto custa contratar o BPO financeiro?
Os custos para a contratação desse serviço variam de acordo com o volume de demanda que o negócio gera, a complexidade dos processos financeiros, o nível de suporte necessário, as tecnologias adotadas e, é claro, a qualidade do serviço que está sendo contratado.
BPO com a Lótus Assessoria Financeira
Aqui na Lótus Assessoria Financeira somos especialistas em BPO financeiro, com experiência e sucesso no atendimento de empresas de todos os portes e de diferentes ramos de atividades.
Nosso time é formado por profissionais experientes que estão prontos para dar o melhor atendimento e gerar resultados positivos para o seu negócio. Mande uma mensagem e vamos conversar!